Ensino Fundamental I

O Colégio São Bento dentro de seus princípios filosóficos tem por finalidade formar seres humanos íntegros e conscientes, num desafio a sociedade que ora se apresenta. O referencial teórico que determina o modelo pedagógico é centrado no/com o aluno como sujeito do seu conhecimento.

O professor é orientado no sentido de colocar-se todo tempo ao lado de seu aluno na elaboração do saber e neste processo cada um, aluno e professor, cria seu próprio caminho em uma forma muito particular do processo de aprendizagem. Neste trabalho pedagógico, professor e aluno inventam e reinventam o se “fazer pedagógico”.

Neste sentido, a equipe trabalha de forma interdisciplinar para garantir a qualidade do ensino nas seguintes disciplinas: Artes, Ciências, Educação Física, Geografia, História, Língua Portuguesa e Matemática.

Os objetivos principais são desenvolver, entre outros fatores, a capacidade de aprender e de socializar o que aprendeu (como meios básicos da leitura, da escrita e do cálculo); a compreensão natural e social dos sistemas políticos e da autodeterminação dos povos; o desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de conhecimentos e habilidades de formação de atitudes e valores; a formação da consciência crítica e a aquisição da capacidade de organização para a transformação social; o fortalecimento dos vínculos da família, dos laços, da solidariedade humana e da tolerância recíproca em que se assenta a vida social.